quarta-feira, 12 de março de 2014

O Sol dos últimos quatro anos




Ao visitar a Fundação Planetária da Cidade do Rio de Janeiro, o público tem a opção de interagir com os experimentos diretamente ou pedir auxílio aos monitores. Estes são mediadores treinados para solucionar alguns pequenos questionamentos acerca do funcionamento dos equipamentos e direconar para sua melhor utilização, no intuito de otimizar a visita.

Estes monitores são selecionados em escolas do ensino médio e passam por um curso onde são apresentados os diversos temas mostrados no Museu do Universo.

Para o curso deste semestre recebi a solicitação de apresentar a aula sobre o Sol e a Lua. O tema inclui formação, estrutura, composição química, característica externas e evolução. Após a confecção da apresentação, fui buscar algumas imagens e vídeos para enriquecer e facilitar a compreensão sobre a estrela central de nosso sistema planetário.

Fui diretamente a uma excelente fonte de informação, o Solar Dynamics Observatory (SDO) da NASA. Ele foi posto em órbita com o objetivo de estudar o Sol e a sua influência no Sistema Solar. Após uma pesquisa na área de mídias da página, deparei-me com um vídeo maravilhoso que mostra diversas características presentes na superfície e atmosfera da estrela.

Convido todos a visualizar este vídeo. Ele mostra alguns eventos observados nos últimos quatro anos. Aproveitem, e da próxima vez que tiverem a oportunidade de visitarem o Museu do Universo, solicitem a mediação dos monitores. Eles poderão auxiliar durante toda a visita.

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NAg4qXsk99c


Nenhum comentário:

Postar um comentário